sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Pequeno resume Histórico da cidade de Paes Landim.


Paes Landim Piauí - PI
Histórico
No ano de 1894, no lugar denominado Juá, de propriedade de Antônio Lagoa, chegou um grupo de imigrantes procedentes dos Estados do Ceará e Pernambuco, com a finalidade de explorar a borracha de maniçoba, muito abundante no lugar e na época, com preço altamente compensador. Várias, casas foram construídas, formando-se movimentado núcleo populacional. Como a topografia do terreno não era favorável, em 1904, resolveram seus habitantes procurar locai mais apropriado, recaindo a escolha no lugar "Costa", um terreno excelente, de propriedade de Modesto José Dias, que viera de Jaicós.A povoação cresceu rapidamente, sendo elevada à categoria de Povoado em 1905, passando da jurisdição de Oeiras para a de São João do Piauí.Em 1913, por iniciativa do padre Felipe, vigário da Freguesia de São João do Piauí, coadjuvado por Modesto Dias, Benjamim Moura e outros, foi construída uma capela em homenagem a São José. Nessa ocasião o progresso era evidente. Inúmeras casas residenciais e bom número de estabelecimentos comerciais deram à localidade estrutura de Povoado. José Francisco Paes Landim e o vereador Raimundo Moraes de Moura, representante do Povoado "Costa", na Câmara Municipal de São João do Piauí, iniciaram campanha visando à elevação do Povoado à categoria de Cidade. O movimento atingiu o objetivo em 1962, quando se criou o Município, com o nome de Paes Landim, em homenagem ao capitão Francisco Antônio Paes Landim Neto, político sanjoanense.
Gentílico: paes-landinense
Formação Administrativa
Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Paes Landim, pela lei estadual nº 2349, de 08-12-1762, desmembrado de São João do Piauí. Sede no atual distrito de Paes Landim ex-povoado. Constituído do distrito sede. Instalado em 28-12-1962. Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005.
Fonte: IBGE




 











Prefeitura de Paes Landim através da Secretaria de Obras Intensifica reforma de calçamentos.


 A prefeitura da cidade de Paes Landim na Pessoa do Prefeito Valdivino Dias, está com um intenso trabalho de reforma de calçamentos das ruas da cidade. Após um levantamento feito pela a Secretaria de Obras, foi elaborado um plano de ação para resolver alguns problemas emergenciais em varias ruas da cidade. De acordo com o Secretário de Obras Eduardo Hilário, que fez um levantamento minucioso, muitos calçamentos possuem a base mal feita e se deterioram a partir do momento que passam muitos carros pesados. Com esta atitude do governo municipal o “trabalho de compactação realizado permite uma resistência maior no piso, que vai suportar melhor o transito de veículos pesados” destaca o prefeito. O Secretário de Obras, Eduardo Hilário, está supervisionando todos os trabalhos para garantir a boa utilização e otimização dos recursos e investimentos. Outro fato importante é o acompanhamento do prefeito Divino Dias “Desde quando assumimos venho acompanhando todos os trabalhos realizados pelas Secretarias. Garantir a qualidade do serviço público sempre foi uma das minhas preocupações, porque fomos eleitos para isso independente dos problemas financeiros a cidade não pode para e, se depender da nossa administração, Paes Landim terá o tratamento digno que merece” ressalta o prefeito.
















quinta-feira, 29 de agosto de 2013

A chapa 01 vence as eleições do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Paes Landim

Uma eleição que emocionou a população paeslandinense, centenas de pessoas comentavam a eleição e faziam questão de registrar suas opiniões. Dentre os fatos devem-se destacar a organização do pleito, a vontade do trabalhador rural de participar e o desempenho de cada chapa durante todo o pleito eleitoral do Sindicato. A senhora Rosa Magalhães e sua diretoria souberam manter a calma no processo eleitoral visitando casa a casa de cada trabalhador na apresentação de uma proposta de trabalho para o sindicato. E em um verdadeiro show de democracia e força de vontade os trabalhadores escolheram a sua nova presidente para conduzir a sindicato dos trabalhadores rural nos próximos anos.